O Castelo de São Jorge é um dos monumentos mais emblemáticos da capital portuguesa. A sua localização privilegiada oferece vistas panorâmicas deslumbrantes da cidade, do Rio Tejo e das colinas à sua volta. O castelo é então um testemunho vivo do passado glorioso de Lisboa e desempenha um papel fundamental na história de Portugal.
O começo
Foi a 25 de outubro de 1147 que o contingente militar cristão liderado por D. Afonso Henriques, após um cerco de aproximadamente quatro meses, entrou na cidade e hasteou o estandarte da cristandade.
Ao longo dos séculos, o Castelo de São Jorge testemunhou importantes eventos e conquistas. Isto é, durante a Idade Média, inserido naquela que outrora fora a zona nobre, serviu como residência real, palco de festas e algumas cerimónias.
No tempo do período dos Descobrimentos, o castelo desempenhou um papel estratégico no planeamento das expedições marítimas que colocaram Portugal no mapa mundial. Por fim, durante a Guerra Peninsular, no século XIX, o castelo serviu como quartel-general para as tropas britânicas e portuguesas, resistindo aos ataques das forças napoleónicas.
Este icónico símbolo de Lisboa pode ser visitado diariamente, sendo um local onde se pode desfrutar o património e conhecer a sua história. O Castelo de S. Jorge ergue-se em posição dominante numa das altas colinas da cidade, proporcionando aos visitantes uma das mais belas vistas sobre Lisboa e o estuário do rio.
Além das vistas deslumbrantes, o Castelo de São Jorge oferece uma série de outras atrações para os visitantes desfrutarem. Os jardins do castelo são um local perfeito para um passeio relaxante, sem qualquer limite de tempo, dentro do horário de funcionamento. Ademais, o bilhete oferece também visitas guiadas em português, inglês e espanhol ao Núcleo Arqueológico e à Câmara Escura. Com o bilhete a visita ao Museu é de acesso livre e no final pode comprar um produto diferente e exclusivo, disponível na loja do Castelo de São Jorge.
Venha avistá-lo desde o Tejo e descobrir alguns dos seus segredos connosco.