O rio é uma parte importante da história de Lisboa, tendo sido um importante porto comercial desde os tempos antigos. Atualmente, é uma das principais atrações turísticas da cidade, oferecendo vistas espetaculares dos seus principais marcos e da linha do horizonte da cidade.
Sugestão de miradouros com vista para o rio
A cidade de Lisboa possui bastantes miradouros panorâmicos que oferecem vistas espetaculares para o rio Tejo e para as suas margens. Desse modo, apresentamos uma seleção cuidadosamente escolhida de alguns miradouros, com entrada gratuita e não só.
Miradouros gratuitos
– Miradouro Santa Luzia
Este miradouro é bastante procurado sobretudo pela sua decoração única em azulejos e a sua vista para o rio Tejo. Inserido nas ruas labirínticas de Alfama, conta ainda com um quiosque com esplanada onde pode observar os painéis da autoria de António Quaresma. Estes painéis retratam a época em como a Praça do Comércio era, antes do terramoto que devastou a cidade, e a tomada do Castelo de São Jorge aos mouros.
– Miradouro da Rocha de Conde de Óbidos
Situado em frente ao porto de Lisboa e ao lado do Museu Nacional de Arte Antiga, é um espaço agradável, rodeado por uma fauna e flora bastante diversificada. Este miradouro conquista não só pela sua simplicidade, mas também por ser um excelente sítio para fotografar o Tejo ao final da tarde.
– Miradouro de São Pedro de Alcântara
O que torna o Miradouro de São Pedro de Alcântara verdadeiramente cativante são as suas vistas panorâmicas deslumbrantes. Pode admirar a colina do Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa e muito mais. À noite, as luzes da cidade criam um cenário encantador e romântico, especialmente na época natalícia. O miradouro está situado no Bairro Alto, perto de muitos restaurantes, bares e lojas. Portanto, depois de apreciar a vista, pode explorar facilmente o bairro e descobrir mais do que Lisboa tem para oferecer.
– Miradouro da Senhora do Monte
O Miradouro da Senhora do Monte está situado na freguesia de São Vicente, na Graça, e é considerado por muitos, um dos mais belos de Lisboa. O facto de estar no ponto mais alto do Bairro da Graça, permite assim que os visitantes tenham uma excelente vista panorâmica da cidade, com destaque para o cenário sobre a Mouraria, o Castelo de São Jorge e rio Tejo como pano de fundo.
Semelhantemente a outros miradouros, é possível que encontre um musico de rua no local, tornando a experiência ainda mais especial.
Miradouros pagos
– Miradouro do Padrão dos Descobrimentos
O Padrão dos Descobrimentos é um monumento em que se presta homenagem ao Infante D. Henrique e a 32 personalidades históricas que contribuíram para a Era dos Descobrimentos. O miradouro, a 50 metros acima do terreno, tem uma vista maravilhosa sobre a zona de Belém. Assim, é possível avistar o rio, a Ponte 25 de Abril e a margem sul do Tejo.
Para saber mais acerca dos preços praticados atualmente, clique aqui.
– Miradouro do Castelo de São Jorge
O miradouro mais icónico de Lisboa faz parte de uma série de miradouros concorrentes na área circundante. Com uma vista monumental para a cidade de Lisboa, conta ainda com inúmeras sombras, ajudando a proteger dos fortes raios solares que se intensificam na altura do verão. Juntamente com as maravilhosas vistas, pode sempre usufruir do jardim.
Se quiser comprar os bilhetes, clique aqui.
– Experiência Pilar 7
A Experiência Pilar 7, situada perto da Doca de Recreio de Santo Amaro, oferece uma visão única da Ponte 25 de Abril. Pode subir até o topo deste pilar e desfrutar de vistas panorâmicas incríveis de Lisboa e do rio. Logo após explorar esta experiência, pode terminar o dia com um relaxante passeio de barco pelo Rio Tejo.
Caso queira mais informação sobre os preços desta experiência, clique aqui.
– Miradouro da Torre de Belém
O Miradouro da Torre de Belém é mais do que uma simples paragem turística, é uma experiência que o levará de volta à Era dos Descobrimentos. Este miradouro está situado nas muralhas da Torre de Belém e possível observar a Ponte 25 de Abril e o Padrão dos Descobrimentos, homenageando os grandes exploradores do passado. Além disso, é comum encontrar exposições e eventos relacionados aos Descobrimentos Portugueses.
Para mais informações acerca dos bilhetes, clique aqui.
Precauções de segurança a ter durante a observação das vistas
Apesar de as vistas de Lisboa a partir do Rio Tejo serem espetaculares, é importante tomar algumas precauções de segurança:
– Use protetor solar
O sol pode ser forte em Lisboa, sobretudo durante o verão. Certifique-se de usar protetor solar para evitar queimaduras solares e de beber sempre muita água.
– Fique atento às multidões
As vistas de Lisboa para o Rio Tejo são populares entre os turistas, então é importante ficar atento às multidões. Mantenha os seus pertences perto e fique atento a qualquer atividade suspeita.
– Vestuário confortável
As ruas da capital de Portugal tem diferentes tipos de relevo e por isso é bastante importante usar calçado confortável. A utilização de chapéu/boné é também recomendada.
Em suma, a melhor forma de terminar o seu dia é a observar Lisboa vista do Tejo. Deixe-se encantar e termine o seu dia com um sorriso no rosto e o coração cheio de belas lembranças!